ALOCUÇÃO DO PRESIDENTE NACIONAL DA AVCFN

ALOCUÇÃO DO PRESIDENTE NACIONAL DA AVCFN,
NO ENCONTRÃO DE URUGUAIANA-RS EM 14/11/2010,
LIDA PELO COMANDANTE FALAVIGNA


Excelentíssimas Autoridades Civis e Militares
Membros do Governo Municipal, do nosso Exército, da nossa Força Aérea, da nossa Marinha e da Brigada
Prezados Associados, razão de ser da AVCFN
Prezados Veteranos, ainda não associados
Prezados Senhores e
Minhas Senhoras

Tendo esgotado todos os meus esforços para que pudéssemos participar desse Encontro, fazendo, como fiz contatos com o Comando da Força Aérea Brasileira buscando obter o apoio de uma aeronave tipo C130 ou C105 que transportam efetivos maiores, fomos informados que neste momento todos os meios estão empenhados num exercício de grande envergadura que está sendo realizado em Natal/RN. Somente após o dia 20 deste mês seria possível obter-se o apoio de uma aeronave. Partimos então para a obtenção de passagens aéreas na aviação civil, porém, em face do feriado prolongado com o dia 15 caindo numa segunda feira, os vôos do Rio de Janeiro para Porto Alegre, ainda disponíveis, chegariam muito tarde em Porto Alegre dificultando muito o deslocamento via terrestre para esta Cidade. Estas as razões de não estarmos presentes, compartilhando com todos deste importante evento. Estou distante, portanto, mas creiam que a minha alma está aí junto de todos, nesta terra que foi berço de tantos fatos históricos que engrandeceram o Brasil e muito contribuíram para formação da nacionalidade brasileira.
O Rio Grande do Sul, berço de gente brava e patriota, tem a responsabilidade de assegurar a nossa fronteira, com mãos amigas, mas com braços fortes.
Transmito por meio do interlocutor que for incumbido de ler esta mensagem, os meus calorosos aplausos aos que trabalharam e aos que participam desse “Encontrão” denominação já consagrada nas hostes dos Fuzileiros Navais.
Recentemente tivemos o “Encontrão” do Nordeste reunindo Associados e familiares das Seções Regionais de Recife, Salvador e Natal. Foi um sucesso.
O Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais anualmente reúne os Fuzileiros Navais de ontem, de hoje e de sempre em um mega encontro de confraternização. É um instrumento que permite o congraçamento de Oficiais e de Praças que se deslocam, por conta própria, dos vários rincões do nosso País para o Rio de Janeiro, onde estão os Grandes Comandos e as Grandes Unidades.
Agora, em Uruguaiana, o Encontrão é pela primeira vez realizado, estando certo de que outros hão de vir. Aproveitem, revejam seus amigos e recordem os bons e maus momentos vividos na caserna. Afinal, a vida não é feita só de mel. Os maus momentos muitas vezes nos trazem grandes ensinamentos.
Quero saudar também os integrantes da AMIRCAN que tão bem me receberam quando estive no Rio Grande por ocasião do jubileu de prata de criação do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande. Naquela oportunidade expressei a minha esperança de formarmos a Seção Regional da AVCFN no Rio Grande para fortalecer ainda mais a presença da nossa Associação em todo o território nacional. Reitero, com ênfase, o meu apelo para que selemos mais esta conquista, sem qualquer prejuízo para a AMIRCAN, da mesma forma que temos também o Clube Naval de Uruguaiana convivendo com a SR da AVCFN Uruguaiana.
Deixo o meu abraço sempre amigo aos que dirigem as nossas SR no Sul, o Comandante Falavigna e o Professor Aymone, bem como aos membros das suas Diretorias. Vamos em frente, não podemos parar.
Ao Presidente e à Diretoria do Clube Naval os nossos agradecimentos pelo apoio e pela boa convivência com a nossa SR.
Saudando a todos com o tradicional ADSUMUS, que marca a nossa prontidão em defesa dos maiores interesses nacionais, em qualquer parte do Mundo, e sob a proteção do nosso estandarte, que convida a todos os Fuzileiros Navais a nos mantermos unidos, despeço-me,

Cordialmente,

Fernando do Nascimento
Vice Almirante (FN-Ref)
Presidente Nacional da
AVCFN