PESQUISA DE OPINIÃO – RELATÓRIO DAS RESPOSTAS

ASSOCIAÇÃO DE VETERANOS DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS

PESQUISA DE OPINIÃO – RELATÓRIO DAS RESPOSTAS

A Diretoria Administrativa da AVCFN tem procurado desenvolver atividades visando proporcionar aos Veteranos oportunidades para participar em eventos de caráter esportivo, recreativo, social, cultural, educativo e assistencial, além da participação em cerimônias e exercícios
com as OM do CFN. Todavia, em alguns eventos não houve a adesão de Veteranos com o efetivo esperado.
Com a finalidade de identificar as preferências dos Associados, foi distribuído um questionário, como pesquisa de opinião, por meio do jornal O Veterano e durante o Encontro de Veteranos do CFN realizado em 31 de julho, obtendo-se os resultados a seguir discriminados, fruto
da contribuição de 70 Veteranos.

1 . Eventos sociais

- Comemoração dos aniversariantes do trimestre.
A grande maioria dos Associados está satisfeita com a comemoração na sede da ATA, no Centro, sábados à tarde, pois 71% consideram o evento agradável, 52% acham o local apropriado e para 79% sábado à tarde favorece o comparecimento. Ainda assim, 63% sugerem que o evento seja
realizado na nova sede, em frente ao HCM. Tendo em vista que esta opção demanda uma avaliação nas questões de logística e acesso, a comemoração relativa ao quarto trimestre de 2010, a ser celebrada no início de 2011, após as festas de fim de ano, será conduzida, em caráter experimental, na nova sede.
Foram também registrados os seguintes locais, em números não relevantes, considerando-se as quantidades das demais opções: Casa do Marinheiro (7), Nova Friburgo (5) e outros (3). Em termos de dia/hora também foram registradas outras opções, em pequenos números: sexta-feira à tarde (2), sábado pela manhã (2), sábado à noite (1), quarta-feira à tarde (1) e domingo à tarde (1).

- Confraternização de final de ano.
A maioria dos Veteranos, 79%, considera agradável o evento realizado no CIAGA, local apropriado para também 80% dos que responderam. Foram registrados outros locais, com pequenas quantidades de sugestões: Casa do Marinheiro (3), CIASC (3) e outros (6).

- Outros eventos sugeridos:
Foram sugeridos outros eventos sociais, que serão apreciados pela DAdm para 2011, tais como aniversário da AVCFN, Pai Veterano, Dia das Mães, visita a OM do CFN, Sítio Mimoso e viagem alguns destes eventos associados à confraternização de final de ano ou ao aniversariante do trimestre. Vale ressaltar que este ano não tivemos os eventos Pai Veterano e Sítio Mimoso como medida de economia, tendo em vista as despesas com a instalação na nova sede. Visitas a OM do CFN foram realizadas, incluindo prática esportiva (futebol e torneio de tiro), sendo uma delas cancelada devido à pequena quantidade de voluntários.

2 . Eventos assistenciais
A proposta de contratação de seguro em grupo contra acidentes pessoais, com parte do custo bancado pela AVCFN e parte pelo Associado (em torno de R$ 2,00 por mês) foi aprovada por 56%.
Foram também registradas as seguintes sugestões: assistência na área de saúde; maior participação da AVCFN na assistência em casos de catástrofes; visita a hospital e residência de veterano acidentado; e - ajuda na obtenção de prótese ou outro equipamento. Por oportuno, é mencionado que a Diretoria de Assistência já realiza visitas a Veteranos tanto em hospital como na residência por exemplo, a AVCFN fez contato com o SASM para obtenção de uma prótese auditiva para um Veterano. Quanto ao apoio a situações de catástrofes, foram realizadas duas atividades este ano, em Angra dos Reis e na região de São Gonçalo. Nesta última, em conjunto com a Tropa de Reforço, no período de 22 de abril a 12 de maio, dez Veteranos, com total dedicação e comprometimento, levaram auxílio material e solidariedade aos desabrigados das chuvas.

3 . Eventos esportivos e recreativos
- Atividades esportivas e locais para praticar:
As atividades esportivo-recreativas com maior aceitação foram caminhadas/trilhas, com 24%, seguidas de natação e musculação (19% cada). Depois vieram futebol e vôlei, 13 a 14%.
A sede preferida foi o CEFAN (39%), seguido pela Ilha do Governador (13%) e pela Ilha das Flores (11%). Também foram citados Campo Grande (8%), Comando da FFE (4%) e SNNF (3%).
A freqüência de dois dias por semana obteve mais sugestões (54%), sendo a manhã dos dias de semana o dia/hora com mais indicações.
Foi também sugerida a realização de campeonatos de sinuca, buraco, dominó e aliado.

- Sede própria da AVCFN para atividades esportivo-recreativas
As preferências ficaram entre arredores do Rio (32%) e Zona Oeste (23%), muito próximas, portanto. Nos arredores do Rio foram mais sugeridas, com as quantidades indicadas: Região Serrana e Nova Friburgo (9), Região dos Lagos (8) e Magé (7).
Também foram citadas as seguintes regiões: Baixada (13%) e Niterói/São Gonçalo (9%).
Receberam uma indicação cada: Penha, Litoral e Área da FFE.

4 . Eventos culturais e educacionais na nova sede
A maior quantidade de indicações foi para curso básico de informática (80%), seguido de cursos de idiomas (74%), música (64%), desenho/pintura (59%) e gestão de microempresa (58%). Entre os idiomas, venceu o inglês (52%).
A maioria sugere que os cursos/palestras sejam conduzidos em dias de semana, à tarde.
Foram também registradas sugestões para as seguintes atividades (curso ou palestra): assuntos variados (saúde, política), relações humanas, noções básicas de obras e instalações residenciais, direção defensiva, primeiros socorros, sobrevivência, alimentação na terceira idade, imposto de renda, momento social, administração financeira familiar, meio ambiente, dependência química para jovens, história da Marinha e do CFN e Linux (informática).

5 . Comentários e sugestões de caráter geral
Forma apresentados, ainda, os seguintes comentários e sugestões, de caráter geral:
- propiciar o retorno dos veteranos à AVCFN, via reuniões, para participação nas decisões e melhor tratamento por parte dos funcionários;
- parabéns pela realização da pesquisa de opinião;
- tudo sob controle, tudo em perfeitas condições;
- prever eventos com a família;
- aniversariantes do quarto trimestre;
- solicitar aos Veteranos não Associados a fazer sugestões, pois há muitas reclamações por parte destes; e
- demora em receber o jornal, único meio de comunicação para este Veterano.