447ª ATA DA REUNIÃO DA DIRETORIA ADMINISTRATIVA DA AVCFN

ASSOCIAÇÃO DE VETERANOS DO CORPO
DE FUZILEIROS NAVAIS


447ª ATA DA REUNIÃO DA DIRETORIA ADMINISTRATIVA DA AVCFN

Aos vinte e nove dias do mês de abril de dois mil e dez, às 14:00h, reuniu-se a Diretoria Administrativa da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais no Auditório do Comando do Material de Fuzileiros Navais, na Ilha das Cobras, RJ.
A presente reunião foi presidida pelo Vice-Presidente, Contra-Almirante Fuzileiro Naval José Henrique Salvi Elkfury em virtude da ausência do Senhor Presidente que se encontra em viagem e contou com as presenças dos Veteranos: Antoninho Sancha de Paiva, 1º Secretário; Wilson de Souza Xavier, 2° Secretário, cumulativamente 2° Tesoureiro; Sergio Dias, 1º Tesoureiro; José Carlos Machado da Silva,Vice-Diretor Jurídico; José Pedro da Rocha, Diretor de Patrimônio; Antonio Paulo Torres Anvers, Vice-Diretor de Patrimônio; José Carlos Espindola, Vice-Diretor Esportivo; Ulisses Vilela de Lima, Diretor de Assistência; Pedro Carlos Abused, Diretor Esportivo; Luiz Carlos Costa, Diretor Social; José Doradino Suarez Corato, Diretor de Comunicação; Eduardo Nogueira de Souza, Vice-Diretor de Comunicação; José Roberto de Moura, Diretor Cultural; Francisco Alves, Vice-Diretor Cultural; Joseval Conceição Almeida, Assessor da Presidência e Milton Márcio de Arruda Rocha, Gerente Administrativo. Os Senhores Membros da Diretoria que não puderam comparecer justificaram suas ausências.
Abertos os trabalhos pelo Vice-Presidente informou este que a ata da reunião do mês de março de 2010 foi aprovada por unanimidade, uma vez que os Diretores tomaram conhecimento por e-mail e por cópia disponibilizada na Secretaria da AVCFN.
A seguir, o Vice-Presidente passou a tratar dos seguintes assuntos:
- informou que as atas das reuniões e os balancetes mensais serão disponibilizadas no Blog da AVCFN, para que os Associados possam acompanhar as atividades da AVCFN;
- informou que o término da obra no prédio da nova sede da AVCFN está previsto para esta semana, sendo que parte dos móveis já foram adquiridos pelo CGCFN, outra parte, a ser doada pelo CPesFN e pela FFE, está sendo adquirida pelo CEFAN, e o restante será adquirido pela AVCFN. É intenção ocupar o prédio no mês de maio, com inauguração em data a ser acertada entre o Comandante-Geral do CFN e o Comandante da Marinha.
- quanto ao Estatuto, na próxima semana o Presidente e o Vice-Presidente apreciarão as sugestões apresentadas por Veteranos, que receberam a minuta, para posterior encaminhamento ao CDC para aprovação. A minuta do Estatuto faz referência a uniformes e símbolos, que serão estabelecidos em outro documento, o Regulamento de Uniformes da AVCFN. Os símbolos serão o Estandarte do CFN, Guião e Brazão, este em diferentes versões, para broche, timbre, chaveiros e panóplia. Esta em estudo, também a criação de uma medalha da AVCFN;
- sobre o contrato temporário de divulgação de nossa Associação na Rádio Bandeirantes no Programa Clubes em Revista, vamos acrescentar três tópicos: recebimento da nova sede, sugestões de cursos e atividades culturais e eventos previstos para maio e junho.
- informou que no dia 22 de maio do corrente ano, às 15:00h, está prevista uma Assembléia Geral Extraordinária, conforme edital publicado no Jornal “O Dia” em 22 de abril, para tratar da criação de uma SR em Nova Friburgo, RJ, sendo que só poderão votar os Associados em dia com suas obrigações e a apresentação de chapas deve ocorrer até 10 de maio.
A seguir o Vice-Presidente concedeu a palavra aos Diretores, na sequência a seguir descrita.
Diretor Cultural: agradeceu a colaboração dos colegas de diretoria em suas tarefas.
Vice-Diretor Cultural: informou que o álbum de fotografias já está completo e solicita aquisição de mais um álbum para novas fotos.
Diretor Social: apresentou comentários sobre os seguintes eventos: Sessão Solene em homenagem ao 202º aniversário de criação do CFN, realizada no auditório do Museu Naval, presidida pelo Almirante Monteiro, Comandante Geral do CFN, com um total de 128 participantes; Festa de confraternização dos aniversariantes 1º trimestre de 2010. Para este evento 55 Veteranos confirmaram presença, porém houve o comparecimento de cerca de 130 pessoas entre Veteranos e seus convidados; festa do 61º aniversário das relações diplomáticas entre a Coréia do Sul e o Brasil, patrocinada pela Associação de Veteranos do CFN Coreano, em São Paulo, com o comparecimento de uma comitiva de18 Veteranos da AVCFN; Comemoração do 53º aniversário da Tropa de Reforço dia 26, com as presenças do Presidente, do Vice Presidente, este último ex-Comandante e de 40 Veteranos que desfilaram com muito garbo; O Diretor Social sugeriu que haja um evento alusivo à despedida do Comandante Nunes, que completará o tempo limite para trabalhar como TTC e que muito apoiou a nossa Associação. Para a Cerimônia de Mantenedores da Paz, vamos aguardar o convite da FFE.
Diretor Esportivo: previsão de participação de 39 Veteranos em atividades esportiva, recreativa e representativa no Batalhão de Engenharia; informou que o Comandante Nunes vai deixar de prestar serviço no Comando da Tropa de Reforço no corrente ano; e que no evento do dia 26 no Comando da Tropa de Reforço, os Veteranos aproveitaram para participar de atividades esportivas, quando praticaram o futebol societe. Sobre o evento no Batalhão de Engenharia, o Vice-Presidente recomendou o traje esporte fino e que é vedado o uso de esporte livre, com chinelo e bermuda.
Diretor de Assistência: confirmou que participou de treinamento no Btl Naval para a cerimônia militar em comemoração ao 202º aniversário de criação do CFN, falou sobre sua visita ao Veterano Arcelino Alves da Silva e ao Veterano Aquino. O Vice-Presidente informou que o SASM está acompanhando o caso do Veterano Aquino, de modo a se obter uma prescrição para uso de aparelho de audição, a ser fornecido pelo SASM.
Diretor de Patrimônio: está envolvido nas fainas da nova sede com as aquisições a cargo da AVCFN e recebimento de doações de outras OM; está participando também da faina de organização dos donativos para os desabrigados em face das chuvas que assolaram Niterói, sob a coordenação da Tropa de Reforço, e solicitou mais camaradagem entre os Diretores, evitando desentendimentos.
Diretor de Comunicação: agradeceu ao 2º Secretário a colaboração na distribuição dos jornais.
Primeiro Tesoureiro: Apresentou os balancetes dos diversos itens financeiros.
Secretários e Gerente Administrativo: Nada a declarar.
A seguir foi apresentado um filmete motivacional, seguido de comentários do Vice-Presidente sobre o trabalho em equipe. Por não haver mais assuntos a serem tratados, deu por encerrada a presente reunião e, para constar, eu, Antoninho Sancha de Paiva, Primeiro Secretário, lavrei a presente ata que vai assinada respectivamente pelo Senhor Vice-Presidente e por mim.

Rio de Janeiro, RJ, em 29 de abril de 2010

_______________________________________________
JOSÉ HENRIQUE SALVI ELKFURY – Contra Almirante (FN), Vice-Presidente
_______________________________________________
ANTONINHO SANCHA DE PAIVA – SO-FN Ref, 1º Secretário