444ª ATA DA REUNIÃO DA DIRETORIA ADMINISTRATIVA DA AVCFN

ASSOCIAÇÃO DE VETERANOS DO
CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS


444ª ATA DA REUNIÃO DA DIRETORIA ADMINISTRATIVA DA AVCFN
Aos vinte e oito dias do mês de janeiro de dois mil e dez, às 14:30h, reuniu-se a Diretoria Administrativa da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais no Auditório do Comando do Material de Fuzileiros Navais na Ilha das Cobras, RJ.
A presente reunião foi presidida pelo seu Presidente, Vice-Almirante Fuzileiro Naval Reformado Fernando do Nascimento, e contou com as presenças dos Veteranos: Contra-Almirante Fuzileiro Naval José Henrique Salvi Elkfury, Vice-Presidente; Antoninho Sancha de Paiva, 1° Secretário; Wilson de Souza Xavier, 2° Secretário, cumulativamente 2° Tesoureiro; José Jorge Machado da Silva, Vice-Diretor Jurídico; Antonio Paulo Torres Anvers, Vice-Diretor de Patrimônio; Ulisses Vilela de Lima, Diretor de Assistência; Pedro Carlos Abused, Diretor Esportivo; Luiz Carlos Costa, Diretor Social; José Doradino Suarez Corato, Diretor de Comunicação; Eduardo Nogueira de Souza, Vice-Diretor de Comunicação; Francisco Alves, Vice-Diretor Cultural; Joseval Conceição Almeida, Assessor Especial do Departamento de Patrimônio; e, Milton Márcio de Arruda Rocha, Gerente Administrativo. Os Senhores Membros da Diretoria que não puderam comparecer, justificaram suas ausências.
Abertos os trabalhos, o Senhor Presidente determinou que fosse efetuada a leitura da ata do mês de dezembro de 2009 para apreciação pelos Senhores Membros da Diretoria presentes. Colocada em debate, foram solicitadas as seguintes alterações: onde se lê “Pedro Alves de Souza”, leia-se “Pedro Ribeiro de Souza”; onde se lê “comprar uma Sede”, leia-se “ver a possibilidade de adquirir uma Sede”; onde se lê “Luiz Carlos Costa, Diretor Cultural”, leia-se “Luiz Carlos Costa, Diretor Social”; e tornar sem efeito a frase “não possui Cartão de Crédito referente ao citado Diretor”. Nada mais havendo a corrigir, a Ata foi aprovada por unanimidade.
A seguir, o Sr. Presidente passou a tratar dos seguintes assuntos:
- Visita realizada ao Centro de Medicina Operativa de Marinha (CMOpM), onde a comitiva foi recebida muito bem, ocasião em que foram entregues ao Diretor, Contra-Almirante (Md) Sergio Pereira, uma panóplia contendo uma inscrição que marcou aquela visita e o reconhecimento dos Fuzileiros Navais pelos serviços prestados pela Medicina Operativa durante as operações. O Sr. Presidente mencionou que fará uma matéria para o próximo número do Jornal. Em seqüência, o Sr. Presidente tomou conhecimento que o Diretor Social já havia feito uma matéria sobre a visita. Então, o Presidente aprovou a iniciativa, recomendando que sempre que houver eventos as matérias serão preparadas e revisadas e deverão ser encaminhadas ao Diretor de Comunicação, José Corato.
- Apresentou a folhinha da AVCFN, relativa ao ano de 2010, na qual está sendo homenageado o Comandante-Geral do CFN, como uma forma de agradecimento pelo que ele tem feito a favor da AVCFN. Mencionou que após a reunião fará entrega de um exemplar da folhinha, juntamente com um exemplar do jornal “O Veterano”, a Sua Excelência.
- Informou que o novo Presidente da SR Salvador é o Veterano Edvaldo Alves Santana, que fazia parte da gestão anterior.
- Sobre a reforma do Estatuto, mencionou que está providenciando e que o trabalho em sua residência rende muito mais, em virtude de não haver interrupção de raciocínio, e pretende conservar os cargos de Diretor em vez de Assessor e que dará bastante ênfase às Sedes Regionais. Sobre as obras na Sub Sede na Ilha das Cobras, disse que houve acréscimos nas obras e por isso demorará um pouco mais a sua prontificação.
- A comemoração militar do 202° aniversário do CFN será realizada dia 08 de março, na sede do Comando-Geral do CFN, situada na Ilha das Cobras. A AVCFN participará com um pelotão composto por 30 integrantes mais o “Guião” e o Comandante.
- Em referência à Sessão Solene em homenagem ao CFN, a ser realizada no salão do Museu Naval, situado à rua D. Manoel n° 15, Centro, Rio de Janeiro, o Sr. Presidente proporá 3 (três) datas ao Comandante-Geral, visando adequar uma data que seja conveniente para o comparecimento daquela autoridade.
A seguir foi concedida a palavra ao Sr. Vice-Presidente que informou sobre a proposta de ajuda às vitimas dos desabamentos em Angra dos Reis e que as datas iniciais previstas para 01 e 02 de fevereiro para entrega dos donativos pelas OM ao Comando do Batalhão Humaitá e arrumação e embarque na(s) viatura(s), foram transferidas para os dias 08 e 09 de fevereiro. O Sr. Presidente pediu a palavra e recomendou que, caso necessário, a AVCFN faça uma complementação, visando uma melhor representatividade da Marinha, lembrando que aquela Cidade abrigou a Escola Naval, a Escola de Aprendizes de Marinheiros e, atualmente, abriga o Colégio Naval.
O Sr. Vice-Presidente determinou, com a concordância do Sr. Presidente, que doravante passemos a lavrar as Atas das reuniões em meio eletrônico, devendo o Secretário digitar a ata e enviá-la para o Gerente Administrativo por e-mail com informação para o Sr. Presidente, o Sr. Vice-Presidente e aos Diretores que possuírem e-mail, sendo recomendado que quem não possuir, providencie, para que cada Membro da Diretoria possa tomar conhecimento e apresentar, por meio eletrônico, referente a sua Diretoria, discordância ou não no relatado pelo Secretário. Após alguns dias o Gerente Administrativo digitará em caráter definitivo, sendo a mesma assinada pelo Sr. Presidente e o Secretário que a lavrar, dispensando sua leitura na próxima reunião. Com esta medida, o Sr. Secretário informou que o livro de atas manuscritas foi encerrado na presente data pelo 1° Secretário e Sr Presidente, e a nova modalidade de ata, sendo esta a primeira, será arquivada em pasta própria, mantendo-se a seqüência da numeração.
Informou o Sr. Vice-Presidente que compareceu à Cidade de Nova Friburgo, RJ, com alguns Membros da Diretoria para a passagem de cargo de Vice-Diretor do Sanatório Naval de Nova Friburgo, ocasião em que teve oportunidade de conversar com o Sr. Prefeito sobre a intenção de se instalar uma SR da AVCFN naquela Cidade. Em conseqüência, abordou a possibilidade de se obter um imóvel para o seu funcionamento. O senhor Prefeito ficou de verificar a possibilidade de atender, deixando claro que o imóvel hoje ocupado por diversas agremiações, dentre elas a dos Pracinhas da Segunda Guerra Mundial, será desativado e demolido.
Informou que o Ministro da Defesa enviou um documento ao Comandante da Marinha com referência à ótima atuação dos Fuzileiros Navais no Haiti, sendo que o Sr. Presidente pretende publicar em nosso jornal o referido documento ou divulgá-lo no blog, conforme for mais conveniente.
A seguir foi concedida a palavra aos Senhores Secretários e Diretores, conforme relatado a seguir:
1° Secretário: sugeriu aos diretores que ao assinar documentos não colocassem Diretoria e sim Departamento. O Sr. Presidente não concordou, pois mesmo que o organograma se refira a Departamento vamos manter Diretoria, visto que o cargo é de Diretor. O 2° Secretário informou nada ter a tratar de interesse geral;
Vice-Diretor Cultural: manteve entendimentos com o Comandante Vaz sobre o brasão da AVCFN que se encontra no Cresumar para recuperação, visando sua colocação no prédio a ser entregue à AVCFN, próximo ao HCM. Informou ainda que o Livro Histórico está completo, inclusive com as fotografias;
Diretor Social: informou que tudo está providenciado para a visita à Base de Fuzileiros Navais da Ilha do Governador no dia 29 de janeiro. Informou ainda que o Comandante do Batalhão Naval solicitou a presença do Comandante, do “Guião” e da testa do Pelotão que irá representar a AVCFN para os ensaios visando à cerimônia militar a ser realizada dia 08 de março, comemorativa do 202° aniversário do CFN. Havendo dúvidas quanto aos participantes, o Sr. Vice-Presidente informou que fará a seleção dos participantes e definirá o Comandante do Pelotão, o “Guião” e a testa do mesmo.
Diretor de Assistência: Visitou o Veterano Chavão que esteve internado no HNMD bem como o Veterano Walter que foi operado e passa bem. Visitou também a esposa do Veterano Falcão;
Vice Diretor de Patrimônio: Informou que o Diretor de Patrimônio encontra-se enfermo, sem gravidade;
Vice Diretor Jurídico: Providenciará documentos para o contrato com o responsável pelo nosso blog;
Diretor de Comunicação: Apresentou desculpas pelo jornal “O Veterano”, o primeiro da nova gestão, e que os próximos sairão mais a contento. O 1° Secretário mencionou que, na sua opinião, o jornal está bem apresentado.

Vice Diretor de Comunicação: perguntou quanto ao andamento dos cartões de estacionamento. O Sr. Presidente pediu a palavra e informou a todos que esteve com o Chefe do Estado-Maior do 1º Distrito Naval e com Chefe Geral dos Serviços (CGS) tendo sido informado na ocasião que a área, para efeitos de estacionamento será dividida a partir de janeiro deste ano em duas partes, sendo que o 1º DN controlará a área antes da ponte e o Comando-Geral, juntamente com a Direção do Arsenal, ficará com a parte após a travessia da ponte. Como a AVCFN irá receber o prédio próximo ao HCM, sugeriu que obtivéssemos cartões de estacionamento próximo do prédio a ser ocupado. Esclareceu o CGS que há mais cartões distribuídos aos interessados do que as vagas disponíveis. O Sr. Vice-Presidente então mencionou que tratará do assunto junto a quem de direito. A seguir, o Vice-Diretor de Comunicação pediu informações quanto aos cartões de identificação da nova Diretoria, tendo sido informado pelo Gerente Administrativo que o atraso é devido à sobrecarga de serviço da empresa fornecedora; e
Diretor Esportivo: informou que fará o reconhecimento da trilha de Nova Friburgo a Cachoeiras de Macacu e, posteriormente, proporá uma programação ao Sr. Vice-Presidente.
A seguir o Sr. Presidente informou que o estado de saúde da esposa do Conselheiro Falcão não é bom, embora ela esteja reagindo favoravelmente ao tratamento.
Recomendou que os assuntos tratados nas reuniões não fossem comentados fora do âmbito da AVCFN.
Por fim, nada mais havendo a tratar, o Sr. Presidente agradeceu as presenças do Sr. Vice-Presidente, dos Secretários, dos Diretores e dos dois Associados, dando por encerrada a sessão às 16:45 h, e, para constar, eu, Antoninho Sancha de Paiva, 1º Secretário, lavrei a presente ata que vai assinada respectivamente pelo Senhor Presidente e por mim.
Rio de Janeiro, RJ; 28 de janeiro de 2010.
_______________________________________________
FERNANDO DO NASCIMENTO – Vice- Alte (FN) Ref – Presidente
_______________________________________________
ANTONINHO SANCHA DE PAIVA – SO-FN-Ref-1° Secretário